
(c) Guida Machado
O prazer é a prova da natureza, o seu sinal da aprovação. Quando somos felizes, somos sempre bons, mas quando somos bons nem sempre somos felizes. Oscar Wilde
(c) Guida Machado
(...) Fotografias são imagens técnicas que transcodificam conceitos em superfícies. Decifrá-las é descobrir o que os conceitos significam. Isto é complicado porque na fotografia amalgamam-se duas intenções codificadoras: a do fotógrafo e a do aparelho. O fotógrafo visa eternizar-se nos outros por intermédio da fotografia. O aparelho visa propagar a sociedade através das fotografias para um comportamento que lhe permita aperfeiçoar-se. A fotografia é, pois, uma mensagem que articula ambas as intenções codificadoras.(...) V. Flusser, in. Ensaio sobre a fotgrafia.
(c) Guida Machado
"A simbólica é, em todos os tempos, a roupagem inteligível de toda a representação. O símbolo atravessa incólume as perspectivas realistas e as suas críticas mais pertinazes. (...) A presença está fora de nós, não é uma das qualidades do indivíduo, mas torna-se sua quando surge como singularidade - quando permite que o olhar a habite, fabricando a presencialidade". Maria do Carmo Séren, in Metáforas do Sentir Fotográfico.